SanAntonioTX-canal07/03/2019

Inspire Days 2019: Encontro de Usuários

Reserve a data para que você possa se juntar a nós no próximo ano em nosso evento anual Inspire Days 2019, que será realizado na cidade de San Antonio, Texas.

Se você é desenvolvedor, arquiteto, desenvolvedor de negócios ou executivo em sua organização, você encontrará algum conteúdo valioso e inspirador.

Como este ano, teremos a presença de especialistas em soluções, empresas e líderes de TI de vários setores e países. Esperamos te ver em San Antonio!

GMC2017-Noticias16/06/2017

Inspire Days 2017: Encontro de Usuários

O Inspire Days Américas 2017 reunirá especialistas em soluções e líderes empresariais de TI de diversas indústrias para inspirar discussões de estratégia de liderança de pensamento e sessões técnicas.

Se você é desenvolvedor, arquiteto, desenvolvedor de negócios ou executivo em sua organização, você encontrará algum conteúdo valioso e inspirador.

Todos os pacotes incluem o ingresso para a conferência, as refeições e a Taxa de Associação do Grupo de Usuários para 2017. Se você tiver requisitos específicos, como dieta especial, por favor, não hesite em contatar-nos diretamente. Pouco depois do seu registro, você receberá uma informação de confirmação e logística. Registre Online Registre

Comparting-2016-Kongresshalle-Boeblingen-a04/07/2016

Comparting 2016: Encontro de Usuários

É o mundo digital desbancando o processamento em lote em papel? O que está acontecendo com a impressão a cores de alta velocidade? E qual o papel que a gestão de documentos multicanal e saída geralmente desempenham na comunicação com o cliente do século 21? Estas perguntas serão o foco deste ano do Comparting, a conferência internacional inovadora de documentos multicanal e gestão de Output.

Conheça Compart e as forças que nos impulsionam para a frente. Estamos ansiosos para vê-lo lá!

Registre Online Registre

Dialogue-120/06/2016

O Dialogue 2016 será realizado na cidade de Ponte Vedra Beach na Florida entre os dias 26 e 28 de setembro.

Envolver os clientes em todo o cenário multicanal digital é algo que toda empresa precisa para acertar. É por isso que o Diálogo deste ano de 2016 está focada em ajudar você a atingir esse objetivo. No Dialogue 2016 (anteriormente HP Engage) estamos focados no que é mais importante: a realidade de que o sucesso do negócio de hoje reside na transformação digital eficaz e as comunicações que temos. Hoje transformação digital é uma revolução que está mudando a forma como os clientes se comunicam e interagem, e nós convidamos você a se juntar a nós nesta viagem emocionante. Registre aqui...

MA_LOGO_VERT_COR_Slogan02/05/2016

eDocSystem®: Plataforma de Comunicação Multicanal - CCM

MONGERAL AEGON e EXÍMIA TI firmam no mês de maio/2016 um contrato de BPO para o processo de comunicação massiva com os clientes finais. A EXÍMIA TI será responsável pela manutenção e suporte aos documentos de comunicação da MONGERAL AEGON, que serão gerados pela plataforma eDocSystem®.

O processo será realizado em duas fases, a primeira será a migração do processo interno para a plataforma com o objetivo de agilizar e controlar o processo de comunicação, e a segunda será a modernização do processo de comunicação para a plataforma eDocSystem® que oferece flexibilidade para comunicar em qualquer canal de comunicação, agilidade no processo de transpromo e controle total dos processamentos e distribuição das comunicação.

CREDZ-516/04/2016

eDocSystem®: Plataforma de Comunicação Multicanal - CCM

CREDZ e EXÍMIA TI firmam no mês de abril/2016 um contrato de outsourcing para o processo de comunicação massiva com os clientes finais de seus parceiros. Até o mês de setembro/2016 todas as comunicações massivas deverão ser processadas pela plataforma eDocSystem®, que garantirá uma maior flexibilidade na entrega de comunicações multicanal.

A nova plataforma proporcionará maior agilidade no processo de transpromo e na escolha do canal que deseja entregar as correspondências, além de ter total controle dos processamentos e distribuição das comunicações, tornando a operação totalmente sob seu domínio.

Comparting201525/06/2015

Comparting: Encontro de usuários 2015

O fórum internacional de gerenciamento de outputs e documentos inovadores, agora em seu décimo primeiro ano, está estabelecendo um curso claro com suas palestras e apresentações de alto nível.

Conheça Compart e as forças que nos impulsionam para a frente. Estamos ansiosos para vê-lo lá!

Registre Online Registre

SanDiego-300x22526/02/2015

HP Exstream: Encontro de usuários 2015

O maior evento de encontro de usuários do ano retornou! Este ano será realizado na cidade de San Diego na California entre os dias 8 e 10 de novembro de 2015.

O evento do ano passado ofereceu aos participantes insights que eles precisavam para começar sua trasnformação de envolvimento com clientes através de sessões de palestras inspiradoras, negócios e saídas técnicas, demonstração tecnológica inovadoras e oportunidades de networking. Tudo isso e muito mais no #HPENGAGE15, com novo local, novas caras e novas ferramentas para um novo estilo de envolvimento com clientes.

30/05/2014

HP Exstream: Encontro de usuários 2014

User Conference 2014 será realizado na cidade de Phoenix no Arizona entre os dias 21 e 23 de setembro.

Neste ano será apresentada a versão 9.0 do HP Exstream, que entre as novidades tem o HP Exstream Empower Editor que oferece edição de documentos interativos diretamente do navegador de internet, sem baixa ou instalar modulos adicionais.

14/04/2014

Comparting 2014 - Fórum Internacional de Comunicação Multicanal

O fórum internacional de gestão de produção e inovação de documentos, agora em seu décimo ano, é a criação de um curso claro, com suas palestras e apresentações de alto nível. Empresas e organizações internacionalmente renomadas como a Williams Lea, MAT, Canon, ERGO Insurance Group, Swiss Post Solutions, e Mutualité Sociale Agricole (MSA), irão discutir vários aspectos do processamento de documentos.

01/10/2013

Exímia é certificada ISO 2001:2008

Após 8 meses de preparação e constantes auditorias em todos os processos de gestão, projetos e suporte da Exímia TI, recebemos a certificação ISO 9001:2008 acreditadas pelo INMETRO e pela ANAB através da certificadora ABS QE.

Para o processo de preparação e auditoria interna contamos com a parceria efetiva da empresa SGA e seus colaboradores, e para o processo de certificação contamos com empresa ABS Quality Evolution, uma das empresas mais reconhecidas e especializadas neste assunto.

17/09/2013

Prêmio de melhor transformação de aplicação

Visionary Awards HP Exstream 2013

O prêmio visionário de 2013 HP Exstream na categoria "Melhor Transformação de Aplicação" foi conferido à uma instituição financeira brasileira durante o encontro de usuários na cidade de San Antonio no Texas.

A aplicação que antes enviava aos clientes da instituição somente através dos correios, passou também a disponibilizar os comprovantes das operações imediatamente através do portal, permitindo que o cliente opte por não receber tais comprovantes pelo método antigo.

Veja todos os vencedores de 2013

15/07/2013

Exímia obteve HP Technical Certified I

No mês de julho fomos certificados pela HP Exstream e agora a Exímia faz parte de uma equipe mundial de profissionais técnicos de TI e de vendas altamente qualificados, que demonstram compromisso contínuo com o profissionalismo, com a qualidade e com a excelência.

Todos os anos nossos colaboradores participam de treinamentos e reciclagens do HP Exstream, com o objetivo de garantir a qualidade nos serviços prestados aos clientes e na utilização das melhores práticas no desenvolvimento de aplicações de comunicações com a ferramenta.

15/09/2013

Encontro de Usuários HP Exstream 2013

San Antonio - Texas - Estados Unidos

Este é o quarto ano consecutivo que a Exímia participa do evento, o que nos proporciona acompanhar a evolução do HP Exstream nos tornando cada vez mais capacitados e em conformidade com as melhores práticas na utilização do software.

O encontro de usuários HP Exstream para as Américas deste ano aconteceu entre os dias 15 e 18 de setembro na cidade de San Antonio, Texas, quando foi apresentado a release 8.6 do HP Exstream.

  • G1 Economia
  • InfoMoney
Alto Tietê reúne mais de 1,1 mil vagas para quem busca emprego nesta quarta; veja lista
Oportunidades são para trabalhar nos municípios de Mogi das Cruzes, Suzano, Santa Isabel, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos. Carteira de trabalho Heloise Hamada/G1 Os programas de encaminhamento ao emprego do Alto Tietê oferecem 1111 vagas de trabalho nesta quarta-feira (24). As oportunidades são para trabalhar nas cidades de Itaquaquecetuba, Santa Isabel, Ferraz de Vasconcelos, Suzano e Mogi das Cruzes. PATs Os Postos de Atendimento ao Trabalhador de Itaquaquecetuba, Santa Isabel e Ferraz de Vasconcelos estão selecionando para 499 vagas. Para concorrer é necessário acessar os aplicativos Sine Fácil e CTPS Digital. O e-mail para mais informações é o suporte.sd@sde.sp.gov.br. Vagas de emprego dos Postos de Atendimento ao Trabalhador do Alto Tietê Emprega Mogi A cidade de Mogi das Cruzes possui 398 vagas. As pessoas interessadas devem acessar a plataforma Emprega Mogi para participar. Os telefones para mais informações são 4699-1900, 4699-2784, 4798-6315 ou 97422-4273. Os detalhes sobre as vagas em Mogi, como remuneração oferecida e outras exigências, podem ser acessados no site da Prefeitura. Vagas de emprego do programa Emprega Mogi Suzano Já no programa de encaminhamento ao emprego de Suzano há 214 oportunidades. Os interessados podem procurar uma das duas unidades do Centro Unificado de Serviços (Centrus). A central fica na Avenida Paulo Portela, 210. Já o Centrus Norte está localizado na Avenida Francisco Marengo, 2.301, no Jardim Dona Benta. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail suzanomaisemprego@gmail.com ou pelo telefone 4745-2264. Vagas de emprego em Suzano Assista a mais notícias
Dólar opera em queda, negociado perto de R$ 5,40
Na terça-feira (23), moeda norte-americana fechou em queda de 0,24%, a R$ 5,4421. Notas de dólar e real em casa de câmbio no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira *4) REUTERS/Bruno Domingos O dólar abriu em queda nesta quarta-feira (23), com os investidores monitorando a cena política e os riscos fiscais do Brasil. Às 9h20, a moeda norte-americana caía 0,70%, cotada a R$ 5,4039. Veja mais cotações. Na terça-feira, o dólar fechou em queda de 0,24%, a R$ 5,4421. Na parcial do mês, passou a acumular queda de 0,52%. No ano, porém, tem valorização de 4,91% ante o real. O Banco Central fará nesta quarta-feira leilão de swap tradicional para rolagem de até 16 mil contratos com vencimento em junho e outubro de 2021, destaca a Reuters. Cenário Na agenda de indicadores, o IBGE divulgou que o IPCA-15, que é uma prévia da inflação oficial do país, desacelerou para 0,48% em fevereiro. Em 12 meses, acumula alta de 4,57%, acima da meta central do governo para a inflação em 2021, que é de 3,75%. Já a Fundação Getulio Vargas mostrou que a confiança do consumidor subiu em fevereiro após quatro meses de queda consecutivas. No radar dos investidores estão também as discussões sobre a PEC Emergencial, que abre caminho para mais uma rodada do Auxílio Emergencial e cria medidas de ajuste nas contas públicas. PEC Emergencial deve levar 10 anos para compensar gastos com nova rodada do Auxílio Governo entrega MP da Eletrobras ao Congresso; veja análise Na cena política, o presidente Jair Bolsonaro entregou na véspera uma medida provisória que busca acelerar a privatização da Eletrobras, numa tentativa de reverter a imagem de que a agenda de privatizações do governo está parada e após sua decisão de trocar o comando da Petrobras ter alimentado receios de uma guinada do governo a uma direção mais populista e mais distante da agenda liberal defendida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Em evento na véspera, Bolsonaro dedicou parte do discurso a fazer elogios ao ministro da Economia, que ainda não se pronunciou sobre a troca no comando da Petrobras. O presidente disse ainda que "tem muita coisa errada" na Petrobras e que o indicado para ser o novo presidente da estatal, o general reformado Joaquim Silva e Luna, irá "dar uma arrumada" na empresa. Na cena externa, o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, retorna ao Congresso americano nesta quarta para o segundo dia de depoimentos sobre a visão do banco central dos EUA sobre as situação econômica atual. O presidente Bolsonaro elogiou o ministro Guedes em cerimônia no Planalto Variação do dólar em 2021 Economia G1
Brasil fica em 3º no ranking de vídeos removidos do TikTok no 2º semestre de 2020
País aparece atrás de EUA e Paquistão entre os que tiveram mais publicações retiradas do ar por violar regras. Entre 1º de julho e 31 de dezembro, mais de 89 milhões de vídeos foram removidos do TikTok globalmente. TikTok removeu mais de 89 milhões de vídeos no 2º semestre de 2020 Imagem de Divulgação/TikTok. O Brasil foi o 3º país com mais vídeos removidos do TikTok no 2º semestre de 2020 por violação das diretrizes ou termos de serviço da plataforma. No período, mais de 7,5 milhões de vídeos de usuários registrados como brasileiros foram apagados, como mostram dados do relatório de transparência divulgado pela rede social nesta quarta-feira (24). Os principais motivos para os vídeos saírem do ar foram "segurança de menores" (36% dos casos) e "nudez e atividades sexuais de adultos" (20,5%). WhatsApp: entenda a nova política de privacidade Entre 1º de julho e 31 de dezembro, o total de 89.132.938 vídeos foram removidos do TikTok globalmente, o que representa 1% de todos os vídeos carregados no serviço. A lista dos 5 países com mais vídeos apagados ficou com: Estados Unidos: 11.775.777 Paquistão: 8.215.633 Brasil: 7.506.599 Rússia: 4.574.690 Índia: 3.860.156 Quanto ao momento da remoção, a empresa explicou que: 92,4% desses vídeos foram removidos antes de um usuário reportá-los. 83,3% foram removidos antes de receberem qualquer visualização. 93,5% foram removidos em menos 24 horas após serem publicados. Brasil sobe no ranking Entre os países que tiveram mais vídeos deletados por violação, o Brasil passou do 4º lugar, no primeiro semestre de 2020, para o atual 3º lugar. Entre 1º de janeiro e 30 de junho, o TikTok removeu 5.525.783 publicações originárias do país. Com os mais de 7,5 milhões deletados no 2º semestre, houve um crescimento de 35,9% no período, na comparação aos 6 primeiros meses do ano. No entanto, o ganho de posição do Brasil no ranking está relacionado a queda da Índia, que passou de 1º para o 5º lugar. Em meados de 2020, o aplicativo foi proibido pelo governo indiano, que alegou preocupação com a segurança do país após conflito com a China - país de origem do TikTok. Veja mais detalhes do relatório de transparência do TikTok do 2º semestre de 2020: Remoção automática de vídeos: a empresa disse que 8.295.164 vídeos foram sinalizados e removidos automaticamente. "Devido à pandemia, continuamos contando com tecnologia para detectar e remover automaticamente o conteúdo violador em alguns mercados, como Brasil e Paquistão", disse a empresa, no relatório. Apelações: os criadores de conteúdo podem apelar das exclusões da plataforma. Utilizando deste direito, 2.927.391 de vídeos foram restabelecidos após reclamações. Contas removidas: na segunda metade de 2020, 6.144.040 contas foram removidas por violarem as diretrizes do app. Além disso, outras 9.499.881 contas de spam foram removidas, juntamente com 5.225.800 vídeos de spam postados por essas contas. A empresa diz ter evitado a criação de 173.246.894 contas por meios automatizados. Anúncios: além das contas e dos vídeos, 3.501.477 anúncios foram rejeitados por violar políticas e diretrizes de publicidade. Quais os motivos dos vídeos apagados? O relatório também detalhou as violações cometidas nos mais de 9,5 milhões de publicações apagadas. Veja os motivos: Segurança de menores: 36% dos posts foram apagados por descumprir essa regra, contra 22,3% no primeiro semestre de 2020. Nudez e atividades sexuais de adultos: dos vídeos removidos, 20,5% violaram essa política, contra 30,9% no primeiro semestre de 2020. Atividades ilegais e mercadorias regulamentadas: 17,9% dos vídeos removidos violaram essa regra, uma pequena redução dos 19,6% do primeiro semestre de 2020. Conteúdo violento e explícito: 8,1% quebraram esta regra em comparação com 8,7% no primeiro semestre de 2020. Assédio e bullying: 6,6% violaram essa política, contra 2,5% no primeiro semestre de 2020. Suicídio, autolesão e atos perigosos: 6,2% violaram essas políticas, o que representa uma redução de 13,4% do primeiro semestre de 2020. Integridade e autenticidade: 2,4% foram removidos por este tipo de violação, ante 1,2% no primeiro semestre de 2020. Comportamento de ódio: 2% dos vídeos removidos infringiram a regra, contra 0,8% no primeiro semestre de 2020. Extremismo violento: 0,3% violaram esta política, o que está de acordo com o conteúdo removido durante o primeiro semestre de 2020. O TikTok afirma que reforçou as políticas sobre a "segurança de menores" para ajudar a manter "os jovens seguros". A redução dos casos de "nudez e atividades sexuais" foi atribuída a uma mudança no processo de moderação. "Um dos motivos para essa redução é resultado da melhoria de nossos sistemas de triagem que separam a nudez adulta da nudez de menores", disse a empresa. No início de 2021, o TikTok anunciou alterações em suas configurações de privacidade para menores de 18 anos. Uma das mudanças é que as contas de usuários com idade entre 13 e 15 anos passaram a ser padronizadas como privadas. Entenda porque o TikTok irritou Trump Conheça o TikTok, o app que incomoda Donald Trump Saiba como funciona o TikTok TikTok: o aplicativo chinês que conquistou milhões de usuários Saiba como proteger seus dados de vazamentos
IPCA-15: Prévia da inflação oficial em fevereiro fica em 0,48%, aponta IBGE
Índice é o maior para um mês de fevereiro desde 2017. Gasolina foi o item que mais pressionou a inflação no mês. Valor da gasolina aumentou em postos de Campinas Reprodução / EPTV O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é uma prévia da inflação oficial do país, ficou em 0,48% em fevereiro, conforme divulgado nesta quarta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o maior resultado para um mês de fevereiro desde 2017, quando o índice foi de 0,54%. O indicador desacelerou na comparação com janeiro, quando ficou em 0,78%, o maior para um mês de janeiro em cinco anos. Já no acumulado em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 4,57%, acima dos 4,30% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Prévia da inflação oficial em fevereiro ficou em 0,48%, 0,30 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa registrada em janeiro Economia/G1 IPCA: inflação oficial fecha 2020 em 4,52%, maior alta desde 2016 Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, seis apresentaram alta em fevereiro. Habitação e Comunicação registraram deflação no mês, enquanto vestuário teve variação nula. Veja o resultado para cada um dos grupos: Alimentação e bebidas: 0,56% Artigos de residência: 1,01% Vestuário: 0,00% Transportes: 1,11% Saúde e cuidados pessoais: 0,46% Despesas pessoais: 0,15% Educação: 2,39% Habitação: -0,74% Comunicação: -0,09% Gasolina teve o maior impacto no índice De acordo com o IBGE, os combustíveis foram os itens que mais pressionaram a inflação em fevereiro, sobretudo a gasolina, que teve o maior impacto individual sobre o indicador, de 0,17 ponto percentual. Os combustíveis acumularam alta de 3,34% no mês, enquanto a gasolina subiu 3,52% - foi a oitava alta seguida dos preços da gasolina. Também houve altas nos preços do óleo diesel (2,89%), do etanol (2,36%) e do gás veicular (0,61%). A alta nos preços dos combustíveis fez com que o grupo dos transportes tivesse alta de 1,11%, bem acima do resultado de janeiro, quando o aumento para este grupo foi de 0,14%. Embora o grupo de transportes tenha sido o de maior impacto no IPCA-15 de fevereiro, a maior alta foi registrada no grupo de Educação (2,39%), sendo o segundo maior impacto (de 0,15 p.p.) no resultado do mês. "O desempenho [do grupo de educação] reflete os reajustes anuais aplicados no início do ano letivo e a retirada de descontos praticados por algumas instituições de ensino ao longo de 2020, no contexto da pandemia de COVID-19", ponderou o IBGE. Habitação tem deflação e Alimentação desacelera novamente Dois grupos de grande peso na composição do indicador ajudaram a conter a inflação no mês, segundo o IBGE: o de Habitação e o de Alimentação e Bebidas. O de Habitação registrou deflação em fevereiro, ficando em --0,74% depois de ter apresentado alta de 1,44% no mês anterior. Segundo o IBGE, o resultado negativo foi devido à redução de 4,24% nas tarifas de energia elétrica por conta da mudança das bandeiras tarifárias, que passou de vermelha patamar 2 , em dezembro, para amarela, em janeiro e fevereiro. Já o grupo de Alimentação e Bebidas teve alta de 0,56%, depois de ter registrado alta de 1,53% em janeiro. O IBGE destacou que o indicador para este grupo, que foi o maior responsável pela inflação de 2020, vem desacelerando desde novembro. Na passagem de janeiro para fevereiro, o que mais contribuiu para desaceleração do índice para Alimentação e Bebidas foram a queda nos preços da batata-inglesa (-5,44%), do leite longa vida (-1,79%), do óleo de soja (-1,73%) e do arroz (-0,96%). No lado das altas, o destaque foi a cebola, cujos preços subiram 19,17%. O IBGE destacou, ainda, que a alimentação fora do domicílio também desacelerou, passando de 1,02% em janeiro para 0,56% em fevereiro. O lanche e a refeição foram os itens que mais pressionaram essa desaceleração - passaram, respectivamente de 1,45% para 1,20% e de 0,81% para 0,37%. Perspectivas e meta de inflação A meta central do governo para a inflação em 2021 é de 3,75%, e o intervalo de tolerância varia de 2,25% a 5,52%. Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic), que está atualmente em 2% ao ano. Os analistas das instituições financeiras projetam uma inflação de 3,82% no ano, acima da meta central do governo, conforme aponta a última pesquisa Focus do Banco Central. Em 2020, a inflação fechou em 4,52%, acima do centro da meta do governo, que era de 4%. Foi a maior inflação anual desde 2016. Metas para a inflação estabelecidas pelo Banco Central Aparecido Gonçalves/Arte G1
Modalidade específica de investimento na Bolsa de Valores tem atraído cada vez mais os brasileiros. É um investimento de curtíssimo prazo, de no máximo 24 horas, com chance de alta lucratividade, mas de altíssimo risco. Entenda o que é o Day Trade Em 2020, ano marcado pela pandemia do coronavírus e uma consequente crise financeira sem precedentes, a B3, a Bolsa de Valores brasileira, viu o número de investidores pessoa física aumentar em 92%: foram registrados cerca de 1,5 milhão de novos cadastros no ano. Além disso, registrou um crescimento de 138% no número de operações de Day Trade. Modalidade específica de investimento no mercado financeiro, o Day Trade somou cerca de 1,1 milhão de transações em 2020. Um ano antes, foram 480 mil operações deste tipo. Entenda o day trade nos stories do G1 A explosão desse tipo de investimento no Brasil pode estar associada à disseminação, nas redes sociais, da oferta de cursos ministrados por supostos investidores que prometem ensinar como ganhar muito dinheiro de forma rápida e sem muito esforço. Day trade: prática explode no Brasil; veja alertas e cuidados para não perder dinheiro O Day Trade, de fato, é uma das modalidades de investimento com as maiores possibilidades de alta lucratividade. Atraídos pelo sonho de enriquecimento rápido, investidores inexperientes ignoram que o risco de prejuízo também é altíssimo. Afinal, o que é o Day Trade? Em tradução literal do inglês, Day Trade é “negócio no dia”. É o termo usado para operações de compra e venda de ativos no mercado financeiro realizadas em um único dia. Nessa modalidade, o investidor aproveita as oscilações da Bolsa de Valores para obter lucro em um curtíssimo prazo. Como funciona o Day Trade? A operação pode começar tanto com a compra, como com a venda de ativos, realizando a transação inversa rapidamente. Ou seja, o investidor pode iniciar a operação comprando ações e, no mesmo dia, vender todas elas buscando ter lucro. Mas ele também pode começar vendendo ações que já possui em sua carteira e, também no mesmo dia, comprar um novo lote. No primeiro caso, para ter lucro, o investidor busca vender as ações por um preço maior do que ele pagou. No segundo, a lucratividade acontece quando ele vende um lote de ações com preço elevado, e compra outro por um preço menor. Quem pode fazer Day Trade? Qualquer pessoa pode investir em Day Trade, desde que seja maior de idade e esteja cadastrada em uma corretora ou administradora de fundos mobiliários. Isso porque a pessoa física não pode operar diretamente na Bolsa de Valores – as transações são sempre intermediadas por uma instituição financeira habilitada pela B3. Entretanto, o Day Trade é uma operação complexa, que demanda estratégia para que o investimento seja rentável. Ou seja, é preciso entender bem como funciona a bolsa e ter amplo conhecimento do mercado financeiro. Por que o Day Trade é uma operação complexa? As transações de compra e venda de ativos são simples do ponto de vista operacional, mas têm de ser realizadas de forma ativa, com base nas oscilações da bolsa. No Day Trade, elas têm de ser realizadas em um curto espaço de tempo. O mercado financeiro é bastante volátil – o preço das ações sobe e desce, o tempo todo – e para ter lucro é indispensável saber identificar o momento certo de comprar e vender os ativos. Quais ativos podem ser negociados no Day Trade? De modo geral, as operações de Day Trade são feitas com ações (frações do capital de uma empresa) no chamado mercado à vista, ou com derivativos (ativo cujo valor é derivado de outro ativo) no chamado mercado futuro, sobretudo Ibovespa e câmbio. Onde é feita a compra e venda de ativos? Todas as operações na Bolsa de Valores são realizadas por meio do Home Broker, uma plataforma virtual que conecta as corretoras ao ambiente da B3. Esse sistema é disponibilizado pelas próprias corretoras aos investidores nelas cadastrados. Qual o valor mínimo para investir em Day Trade? Não existe valor mínimo para negociar na bolsa. É possível encontrar ações vendidas, por exemplo, por cerca de R$ 1 cada. Entretanto, as operações de Day Trade em geral são realizadas com lote de ações, sendo que cada lote reúne 100 ações. Quais as vantagens de investir no Day Trade? O Day Trade possui diversas vantagens quando comparado a outros tipos de investimento. As principais são: Chance de alta lucratividade no curto prazo: o maior atrativo do Day Trade é que ele é o investimento com a maior possibilidade de ter alto lucro no curto prazo. Agilidade: o prazo do investimento é de, no máximo, 24 horas, já que as operações de compra e venda são realizadas num único dia. Ou seja, o investidor tem o retorno no mesmo dia da aplicação. Liquidez diária: como as operações são realizadas no mesmo dia, o resgate também acontece no mesmo dia e o lucro pode ser sacado quase imediatamente, em até 24 horas após a operação. Controle do prejuízo: existe um mecanismo, chamado stop loss, que permite ao investidor programar um limite do preço mínimo da ação para evitar prejuízo. Caso o preço da ação caia até atingir esse limite, a execução da venda é realizada de forma automática. Permite alavancagem: é possível investir um valor superior ao patrimônio que dispõe, aumentando consideravelmente a rentabilidade, ou seja, o ganho. Essa possibilidade é avaliada pela corretora mediante análise de risco e margem de garantia, geralmente de 10% do valor. De modo geral, se o investidor possui, por exemplo, R$ 10 mil, a corretora pode permitir que ele realize uma operação de R$ 100 mil. Quais as desvantagens do Day Trade? Atraídos pela chance de lucrar muito, muitos investidores ignoram que é o Day Trade é um investimento de alto risco. As principais desvantagens desta modalidade são: Chance de prejuízo alto: proporcionalmente à possibilidade de alta lucratividade, o prejuízo também pode ser muito alto. Por se tratar de um investimento de alto risco, não há nenhuma garantia de lucro. Não é para amadores: é um tipo de investimento que demanda muito conhecimento sobre o mercado financeiro e expertise para operar na bolsa. Demanda tempo: as negociações são realizadas de forma ativa, ou seja, o investidor é que vai comprar ou vender os ativos e isso precisa ser feito enquanto o pregão acontece na Bolsa de Valores. Ele precisa estar focado nas oscilações de preços do ativo para definir o momento certo de compra e venda. Um minuto de desatenção pode resultar em grande prejuízo. Demanda dedicação: embora a transação seja realizada em um curto espaço de tempo, o investidor precisa se dedicar em acompanhar o movimento da Bolsa de forma constante, analisar gráficos, ler análises e estabelecer estratégias. Sem isso, ele aumenta ainda mais os riscos do investimento. Tem algum custo para investir em Day Trade? As corretoras ou administradoras de fundos mobiliários, que obrigatoriamente têm que intermediar as operações, podem cobrar taxa de corretagem sobre o valor investido. Todavia, atualmente a maioria destas instituições não cobra essa taxa. Já a B3 cobra os chamados emolumentos, que correspondem às taxas de negociação, liquidação e registro sobre o valor do investimento. O percentual varia de acordo com o valor movimentado – quanto maior o investimento, menor o emolumento – entre o mínimo de 0,0110% a 0,0230%. O outro custo envolvido é o Imposto de Renda. A alíquota para as transações na Bolsa de Valores é de 20% sobre o lucro, independente do valor, sendo que 1% é retido na fonte e o restante deve ser pago, sempre, até o último dia útil do mês seguinte à operação. É possível ficar rico com o Day Trade? Embora ofereça a chance de alta lucratividade, o Day Trade é um investimento de alto risco. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostrou que, entre 2012 e 2018, 99,43% dos investidores em Day Trade desistiram de continuar operando com esta modalidade na B3. Apenas 0,08% deles obtiveram altos lucros. Especialistas ouvidos pelo G1 foram categóricos ao afirmar que a promessa de enriquecimento rápido com o Day Trade é uma ilusão. “Eu, particularmente, não conheço ninguém que tenha ficado rico com Day Trade. Eu vejo pessoas disciplinadas ganhando no Day Trade”, afirmou Myrian Lund, planejadora financeira e professora da FGV que foi gestora de fundos de investimento por quase uma década. “Não ache que você vai entrar no business de Day Trade e ficar milionário de um dia para o outro. Isso não vai acontecer. Isso requer muito tempo, disciplina, disposição, estratégia, conhecimentos técnicos profundos - isso é muito importante”, alertou Roberto Indech, que é head de análise técnica da XP Inc, empresa especializada em gestão de investimentos e estrategista-chefe da corretora Clear. Quais as dicas para quem quer investir no Day Trade? Os especialistas são unânimes ao afirmar que para ter sucesso no Day Trade é preciso, antes de qualquer coisa, muito conhecimento sobre o mercado financeiro. “Se você pensar como um amador vai perder dinheiro num curtíssimo espaço de tempo”, afirmou Roberto Indech. O diretor de relacionamento com clientes pessoa física da B3, Felipe Paiva, sugere que o Swing Trade [modalidade em que o investidor compra ações e as mantém em sua carteira por um período maior de tempo até identificar o melhor momento para vende-las] é o caminho mais seguro para quem quer investir no mercado financeiro. Isso porque vai permitir ao investidor se familiarizar com o ambiente da bolsa e acompanhar o mercado de forma menos agressiva. “A partir do autoconhecimento o investidor vai ganhando confiança e pode usufruir com consciência de outras modalidades de investimento como o Day Trade”, sugeriu Paiva. Disciplina é outro fator que os especialistas apontam como indispensável para operar na B3 com esta modalidade de investimento. É preciso se dedicar muito a analisar o mercado e acompanhar de forma sistemática o movimento da bolsa. Além disso, alertam para o risco de encarar o Day Trade como um “jogo de apostas” e se deixar levar pelo entusiasmo ao obter lucro em uma operação e querer repeti-la. As transações precisam ser feitas com base em estratégias claras. “Para você ter sucesso no Day Trade, você não pode ser uma pessoa emocional, você tem que ser uma pessoa de ação. O day trader tem que ser uma pessoa extremamente racional, extremamente disciplinada”, destacou Myrian Lund. Do ponto de vista prático, a principal dica dos especialistas é fazer muitos testes antes de começar a operar. As corretoras oferecem simuladores que permitem realizar estes testes como se o investidor estivesse efetivamente comprando e vendendo ações. Essas ferramentas também podem ser encontradas facilmente na internet. “Quem for começar nesse mercado, que comece pelo simulador. Que ele comece testando suas estratégias, desenvolvendo setups operacionais, desenvolvendo de fato novas estratégias que se adaptem ao ser perfil operacional e que a pessoa, de fato, tenha disciplina para executar essas estratégias. Esses são os pontos principais para qualquer pessoa que quer virar day trader”, orientou Roberto Indech. Assista às últimas notícias de Economia:
- Estadão Conteúdo
Setor externo tem déficit de US$ 7,253 bilhões em janeiro, diz Banco Central

Número ficou dentro do levantamento realizado pelo Projeções Broadcast, que tinha intervalo de déficit de US$ 8,80 bilhões a déficit de US$ 5,23 bilhões

The post Setor externo tem déficit de US$ 7,253 bilhões em janeiro, diz Banco Central appeared first on InfoMoney.

- Reuters
Mercedes-Benz confirma investimento programado de R$ 2,4 bi no Brasil até 2022

Caminhão da Mercedes-BenzA partir de 2021, a empresa dará continuidade à modernização das linhas de agregados (câmbio, motor e eixos)

The post Mercedes-Benz confirma investimento programado de R$ 2,4 bi no Brasil até 2022 appeared first on InfoMoney.

- Reuters
Vacina contra Covid-19 de uma dose da Johnson & Johnson é eficaz e segura, dizem especialistas da FDA

Frascos rotulados como de vacina contra Covid-19 em frente ao logo da Johnson and Johnson em foto de ilustração 09/02/2021 REUTERS/Dado RuvicA vacina da J&J foi 66% eficaz na prevenção da Covid-19 de diversas variantes em um teste global com quase 44 mil pessoas

The post Vacina contra Covid-19 de uma dose da Johnson & Johnson é eficaz e segura, dizem especialistas da FDA appeared first on InfoMoney.

- Estadão Conteúdo
Mourão: governo está tentando aos poucos aproximação para privatizar Eletrobras

Governo publicou, em edição extra do Diário Oficial da União, texto da Medida Provisória 1.031, que trata da desestatização da estatal

The post Mourão: governo está tentando aos poucos aproximação para privatizar Eletrobras appeared first on InfoMoney.

- Estadão Conteúdo
Contratação supera demissão na indústria em janeiro pela 1ª vez em 10 anos, diz CNI

Para o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, as contratações refletem a rápida recuperação da indústria no segundo semestre do ano passado

The post Contratação supera demissão na indústria em janeiro pela 1ª vez em 10 anos, diz CNI appeared first on InfoMoney.